"Toda memória de um homem é sua literatura particular"

sábado, 19 de setembro de 2015

"O espelho dos nomes" de Marcos Bagno


Oie, leitores!!!

Onde trabalho, como alguns sabem, não é uma escola muito grande, já que a cidade onde moro também não é muito grande, por isso, somos apenas eu e a Judite como professoras de Português da escola, e isso me proporciona uma experiência fantástica a partir de nossas trocas de conhecimentos, trabalho em equipe e construção de novas ideias. Entre muitas coisas que pensamos juntas, uma feliz sugestão que tive da Judite foi a leitura de um livro maravilhoso, o qual, há uns anos atrás, ela pôde realizar um projeto de leitura com os alunos da época. Por essa razão, nos últimos dias, uns dos livros que me fez companhia foi "O espelho dos nomes" de Marcos Bagno. 
Tenho que confessar que não conhecia o autor e linguista  Carlos Bagno, mas assim que comecei a ler o livro, fui pesquisá-lo e... Ual! ops, na verdade: Genial! Super crítico, formador de opinião, e o próprio livro traz muito desse perfil do autor.
O livro é um título voltado para o público infanto-juvenil, mas isso não faz da obra algo simplista ou pior ainda, simplória. Ao contrário, além do autor usar a linguagem de forma complexa, leva o leitor a pensar na própria complexidade da língua, através de figuras de linguagens, sintaxe e neologismos, o leitor se prende à aventura que o protagonista de muitos nomes faz em busca do auto re-conhecimento, e o fim de tal busca dá-se apenas quando o protagonista reconhece a linguagem como sendo o próprio elemento de formação do eu.
Parece complexo? Sim, é. MAs pensa que é de difícil entendimento? Não, não é!
De escrita fluente, qualquer criança com seus 10 anos, se colocará no lugar do protagonista e viverá com ele a busca pelo conhecimento linguístico.
Mais uma vez esse é um livro que gostaria de ler com meus alunos. Judite, vamos planejar um projeto de leitura em sala?
Abraços e Boas Leituras!

O espelho dos nomes
Marcos Bagno
Editora Ática
2002.
183 páginas.
  

5 comentários:

  1. Que bacana, achei promissor.
    Não conhecia o título, espero que renda ótimos trabalhos em sala!

    Sou nova por aqui :D já estou seguindo, adorei seu blog, sucesso!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess!!!

      Obrigada pela visita! Volte sempre que puder!
      Boas Leituras!

      Excluir
  2. Oi Fabiana.
    Meu primeiro contato com um do Marcos Bagno foi esse na faculdade e foi uma experiência muito boa. Esse livro eu não conhecia, mas já me interessei. Vou ver se encontro ele na biblioteca da faculdade.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oie!!

      Eu não o conhecia e adorei! Qual livro dele que vc já leu? Poderia nos indicar, não?
      Boas Leituras!

      Excluir