"Toda memória de um homem é sua literatura particular"

domingo, 11 de outubro de 2015

Muncle Trogg: o menor gigante do mundo.


Muncle Troog é um livro o qual eu paquerava há tempos devido sua diagramação, ilustração, volume e enredo. Pensei em adotá-lo no quarto bimestre para leitura geral nos sextos anos, mas para isso precisava lê-lo. Pois então, tive a sorte de achá-lo numa mega promoção de internet e adquiri-o.
Leitura mega rápida, assim como imaginei, ilustrações e diagramação super convidativas, como imaginei, porém o enredo... 
Nunca havia lido nada de Janet Foxley, mas achei o primeiro livro dessa pequena saga de dois, meio chavão. Não sei se é porque há pouco tempo atrás li "Como treinar meu dragão", mas achei um enredo tão batidinho e sem originalidade... na verdade esperava mais.
O estória é sobre um gigante anão, que em sua pré adolescência sofre preconceito e é sempre deixado de lado por não se destacar em nada, nem na escola e nem na família, devido seu tamanho, porem alguns estudos e observações o levam a se destacar diante da sociedade de gigantes. No início não da forma desejada, mas no fim, Muncle Troog consegue salvar toda a sociedade de gigantes. 
Já viu essa estória antes? Pois é, eu já! Quem imitou quem, eu já não sei, se é que isso realmente aconteceu, pois tudo pode ser uma coincidência - as vezes acontecem essas loucuras sociais coletivas e várias pessoas começam a escrever sobre a mesma coisa ao mesmo tempo: tenham em vista as escolas literárias.
Mas enfim, o que se tira da leitura: não o adotarei aos meus alunos: muito clichê, e por mais que possa tocá-los e levá-los a identificação da exclusão social tão comum na adolescência, gostaria de levar aos meus alunos experiências literárias muito mais substanciais. 
Alguém indica um bom título?

Muncle Troog: o menor gigante do mundo
Janet Foxley
Intrínsica
224 páginas.

Boas Leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário