"Toda memória de um homem é sua literatura particular"

domingo, 1 de novembro de 2015

Projeto Currículo em sala de aula (19 de outubro)

Como eu havia dito no começo do semestre aqui no blog, fiz muitos planos de aula para estimular os alunos a escreverem e lerem mais, e no ia 19 de outubro, houve a primeira culminância: a finalização do Projeto Currículo. 
 
O projeto foi realizado através das seguintes etapas:

1. Proposta de parceria com a empresa SatControl para que o RH da mesma analisasse alguns currículos de alunos para uma vaga de estagiário fictícia e que ao final de todo o processo, a empresa fizesse uma palestra aos alunos sobre a importância de ler e escrever bem para conquistar espaço no mercado de trabalho.

2. Foi proposto aos alunos que fizessem um currículo para a SatControl pleiteando uma vaga para estagiário. Não dei mais informações além dessas.

3. Li os currículos sem devolutiva, apenas para confirmar que a grande maioria dos alunos não faziam a mínima ideia de como construir um currículo.

4.  Apresentação e explanação de um currículo real.

5. Comparação com o currículo em estudo e o currículo dos alunos, fazendo com que os mesmos consigam avaliar aquilo que fosse necessário corrigir.

6. Reelaboração dos currículos.

7. Correção dos textos e escolha dos melhores para envio à empresa.

8. Análise dos currículos pelo RH da SatControl.

9. Dia da entrevista. Todos os alunos que tiveram seus currículos enviados (um total de 6 alunos), foram chamados para fazer uma entrevista real na empresa que consistiu num teste matemático, a formulação de uma redação, uma entrevista oral, um teste de conhecimentos de informática e específicos.

10. No dia 19 de outubro o RH da empresa veio até à escola fazer uma palestra para todos os alunos, falando sobre a importância dos estudos para se destacar em âmbito profissional, estimulando a garotada a levar os ensinamentos escolares a sério e aproveitar para parabenizar e presentear as duas alunas que se sobressaíram na entrevista. Além disso também foi feito um teste rápido de atenção e raciocínio entre os alunos, que participaram com entusiasmo.

Conclusões: No início muitos alunos nem se interessaram pelo projeto, nem escreveram o currículo, mesmo sabendo que valeria uma nota para o bimestre, outros fizeram de qualquer jeito só para entregar; mas conforme o projeto ia se desenvolvendo, os alunos iam sendo tocados: alguns ficaram arrependidos de não terem participado, outros ficaram com "dor de cotovelo", outros ficaram bravos, outros decepcionados consigo mesmos por não terem sido escolhidos e outros empolgados para os próximos projetos, ou seja, de alguma forma, a maioria dos alunos foram tocados, e era esse o objeto. A ideia era fazer com que eles percebessem que o ler, o escrever, o ir em busca do conhecimento, o se autoavaliar é algo que tem fazer parte do cotidiano, não para adquirir notas escolares, mas sim para conseguir êxito na vida.

Agradecimentos: Obrigada à minha diretora Andrea que sempre me apoia em minhas ideias malucas, e a empresa SatControl em especial ao João, a Alexsandra, ao Denner, ao Fabrício e a Rita que abraçou a causa tão simpaticamente!

Espero que o projeto inspire e traga novas ideias!
Boas Leituras!

2 comentários:

  1. Aprendizagem significativa é isso. Parabéns!!! O resultado do seu trabalho mobilizou muitos alunos, inclusive os meus. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!!!

      Deixa só eu esclarecer uma coisa pro povo que acompanha o blog: a Judite Junho, além de minha colega de Língua Portuguesa na escola onde lecionamos, também é coordenadora da EE Elza Peçanha e tutora do curso de formação de professores do município de Piracaia, o qual eu frequento (olha Ju, como ficou comprido o sobrenome ;) ) , ou seja, super parceirona, e aprendo muito com ela.
      A ideia desse projeto era realmente que a criançada se mobilizasse, mas não vale, Dona Judite, pois eu ia te apresentar na quinta-feira que vem, exatamente esta página como culminância do projeto para o curso de formação! Agora perdeu a surpresa! Essa internet, viu....
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir