"Toda memória de um homem é sua literatura particular"

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Livros 5 estrelas 2016

Bom dia, povo que lê

Como foi ano passado para vocês em relação as leituras? O meu ano de 2016 foi sensacional! Eu costumo usar a rede social Skoob para anotar os livros que leio e classificá-los, e segundo a meta do ano passado, li 65 livros totalizando 16.321 páginas ano passado, sem contar apostilas e afins... mas isso também se deu graças a pós que fiz e me forçou a ler um pouco mais, assim como os grupos de leitura aos quais faço parte. Se eu for falar de todos os livros que li, esse post vai ficar extremamente chato, portanto, hoje vou falar dos livros que classifiquei como 5 estrelas ano passado. Como minha ideia é sempre incentivar a galera a ler, quem sabe você não gosta de algum, em? Não vou me deter muito em cada um deles, vou deixar para que você leia-os e dê sua opinião sobre eles ali abaixo, ok?
Então vamos lá, vou tentar organizá-los mais ou menos em gêneros:



Na Ilha
Tracey Garvis Graves
Intrínsica

Vocês vão perceber vários livrinhos água com açúcar por aqui, pois eu adoro esse gênero!
Este foi um dos melhores desse gênero no ano passado. Na pegada "A lagoa azul", o li em 3 dias.

O destino do Tigre
Collen Houck
Arqueiro

Este foi o primeiro livro que li ano passado e que é o último da saga dos tigres. Me apaixonei pelos tigres branco e preto! Diz a lenda que tem o filme do primeiro livro rodando, mas parece que as filmagens se estagnaram. O legal dessa coleção foi que conforme eu ia lendo, ia emprestando pra uma aluna minha que se apaixonou pelos tigres junto comigo.


O duque e eu
O Visconde que me amava
Um perfeito cavalheiro
Julia Quinn
Arqueiro

Gente, não é trapaça não... São 3 livros que estou considerando como um único comentário porque na verdade essa é uma novela de época de oito volumes, e ano passado li os 3 primeiros. O enredo é sobre uma família inglesa, e cada volume fala sobre a entrada na sociedade de cada um dos oito filhos dessa família. Overdose de amorzinho! Devoro, em no máximo, 4 dias cada livro!



Comprometida
Elizabeth Gilbert
Objetiva

Há uns 3 anos assisti ao filme Comer, Rezar e Amar. Adorei. Quando descobri o livro, amei. Comprometida é a continuação da saga amarosa da autora, mas na verdade, o enredo é bem lento, o que mais me impressiona neste livro são os comentários e pesquisas que a autora faz sobre a instituição casamento em várias partes do mundo. Sensacional!


Como eu era antes de você
Jojo Moyes
Intrínseca

Indicação da minha amiga Carla. Super amorzinho. Me emocionei no final. É outro livro que já tem o filme também, mas não quero assistir pra não perder o encanto do livro. Também tem a continuação: Depois de você (que ainda não li - Carlaaaaa!!!! Me empresta?)



O assassinato de Roger Ackroyd
Agatha Christie
Editora Globo

Com Ágatha Cristie saímos da estante amorzinho e entramos na estante dos clássicos. Este livro li com o grupo Amor pela Leitura lá do face, e como todo livro da autora, no final, fiquei me sentindo uma burra e idiota por não ter adivinhado o assassino. :( é uma aula de como se escrever um bom enredo. O li em uns 3 dias também. Sensacional!

Meu pé de laranja lima
José Mauro de Vasconcelos
Melhoramentos

Peguei esse livro na biblioteca só para me forçar a ler algo que todo o mundo já havia lido, menos eu e.... me impressionei! Extremamente tocante! Fala sobre a vida de um menino, e só isso. Mas são as coisas simples e corriqueiras da vida que, se vistas com olhos de ver, nos ensinam os aprendizados mais profundos de nós mesmos.


Tristão e Isolda
Helena Gomes (adapt)
Berlendis & Vertecchia Editores


Eu poderia colocar este livro na estante dos amorzinhos, pois é um típico romance romântico espetacular e envolvente, o qual o leitor se vê torcendo pela felicidade do casal romântico até a última página. Mas na verdade, ele não deixa de ser um clássico, mesmo sendo uma adaptação para jovens. Próxima etapa, ler o original. Leitura essencial na vida de um ser.

Da preguiça como método de trabalho
Mário Quintana
Globo

Este livro  é uma coleção de pequenos textos do autor, textos inclusive, maravilhosos. Sei que é pecado dobrar o cantinho da página, mas marquei quase o livro todo para lembrar-me dos melhores textos. Em breve farei uma postagem exclusiva desse livro, pois este vale a pena uma análise mais profunda.




Melhores Poemas, Cecília Meireles
Maria Fernanda (org.)
Globo

Entre a estante clássicos e poesias, está este lindo da Cecília Meireles. Tão tocante que chega emocionar. Quando eu crescer quero ser Cecília Meireles! :D


Peg & Pag
Respeite a solidão alheia
Kaio Bruno Dias
Scortecci

Em 2016 tive o grande prazer de conhecer o inteligente e simpático poeta e professor Kaio Bruno Dias. Li seus dois livros e não sei qual dos dois é melhor: poesia contemporânea, dinâmica e inteligente que fala do cotidiano. Adoro os dois livros! O autor está no instagran e é super receptivo.

Doidas e Santas
Martha Medeiros
L & PM

Ganhei este livro da minha amiga Lusia, que infelizmente desativou seu blog :( quem sabe ela não começa a escrever por aqui no Língua e Literatura, em? Mas sobre o livro, não conhecia a autora e me surpreendi de como ela traduz muito do que penso neste livro que é um apanhado de contos, crônicas e resenhas. Não se assustem com a capa ou com o título, pois é um livro muito inteligente.



Extraordinário
R. J. Palácio
Intrínsica

Este livro dá início a estante infantojuvenil. Auggie <3 Não pensei que o livro era tão bom. Comprei porque meus alunos estavam lendo e... me apaixonei. Esperando o filme que sai em março.




O saci Epaminondas
Alan Oliveira
Gaivota

Este é um dos livros que peguei na biblioteca para ler com meus meninos. Muito legal. Apesar que quem me conhece sabe que sou suspeita a dizer algo, já que amo o saci, né? Estória de um menino da cidade que vai formar laços com a avó no interior e viver muitas aventuras.





Madame Pamplemousse e suas incríveis comidinhas
Rupert Kingfisher
Martins Fontes

Gente, eu adoro livros de comidinhas, e esse pequeno livro é sensacional. Rimos muito!!! Super rápido e envolvente. Os meninos davam gargalhadas e não me deixaram em paz enquanto não terminei a leitura.


Manual da cozinha: guia para toda hora
Fabiana Zanelati
Katia Najara
Saraiva

Falando em comidinhas, vamos passar para a estante da culinária. Confesso que quando este livro chegou pelos correios fiquei decepcionada com o tamanho, mas quando comecei a ler o conteúdo... Wow!!! Para quem gosta de cozinha, ele é fundamental, principalmente para quem é iniciante ou desorganizada, como eu. :D




Vamos Comer
Nina Horta
Ministério da Educação

Uma pesquisa feita com as merendeiras de todo o Brasil. O livro é tão bom que até fiz um vídeo sobre ele que está lá no canal do youtube Língua e Literatura Resenha: Vamos Comer




A leitura dos quadrinhos
Paulo Ramos
Contexto

Entramos agora na estante de livros que li para a pós. Este é sensacional. Muito pedagógico, super ilustrações, com um mega apanhado do tema, e não precisa ser nenhum especialista para lê-lo em 2 dias.


Literatura na formação de leitores e professores
Joseane Maia
Paulíneas

Este livro me deixou um pouco menos sozinha para concluir meu artigo da pós com a ideia de que o ensino está da forma que está porque os professores, num geral, infelizmente, ou não sabem, ou não gostam de ler. É deprimente? sim, mas é a triste realidade que deve ser mudada já!




Literatura Infantil: teoria, análise, didática
Nelly Novaes Coelho
Moderna

Autora fundamental na área de teoria da literatura infantil. Esta foi uma releitura a qual sempre que a faço, aprendo um pouquinho mais.



Bom, pessoas, estes foram os 23 livros 5 estrelas de 2016. Espero que algum tenha tocado o coraçãozinho de vocês para suas metas de leitura de 2017.
Abraços e Boas Leituras!
Fabiana

9 comentários:

  1. Faaaaaa! Como eu era antes de você e Extraordinário também são dois dos meus preferidos de 2016! <3
    Depois levo o Depois de Você para você ler! Rsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!!! Nada como ter amigos que nos emprestam seus livros! Obrigada, Ca!
      Bjs!

      Excluir
  2. Quanta coisa boa, moça!!! Eu tenho muita vontade de ler A lagoa azul. (Esperando um momento em que eu estiver sonhadora para entrar na estória S2)
    Será uma honra escrever aqui. Só chamar. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Lu!!! Fiquei empolgada agora!!! Vai ser o máximo ter você como colunista aqui também!!!

      Excluir
  3. Minha admiração total por você amiga.. quero ler o dá alimentação vamos comer.. bjossss Sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sol!!!
      Obrigada!!!
      Pode deixar que te empresto sim!
      Bjs!

      Excluir
  4. Só de olhar sua lista fico com vergonha de falar a minha rsrs
    2016 foi o ano das leituras hein, bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Leila!!!
      Não senhora, dona moça!!! Também quero saber seu livros 5 estrelas de 2016! :D

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir