"Toda memória de um homem é sua literatura particular"

domingo, 6 de agosto de 2017

"E a vida de leitora, e o blog, atualizou sua estante?" Por Leila Jacob







Oi pessoal, tudo bem?


Confesso que eu estava disposta a resenhar um livro que li recentemente, mas, a vida me obriga a falar sobre outro assunto.Depois de meses sem postar devo crer que ninguém se lembre da minha postagem de apresentação e de lidos de 2016 (Rsrs, eu sei gente, sorry!).

Ultimamente tenho vivido uma experiencia sem igual, a de entender o que é ser paulistano que mora longe da faculdade e do trabalho, que passa 5 horas diárias em transporte público, que embarca na direção contraria da linha vermelha pra ver se consegue um cantinho no metrô as seis da manhã, que sai da faculdade e vai estagiar e chega de madrugada em casa. Amados vou parar, por que aqui não é muro das lamentações (rsrs).




A falta de tempo e outras coisinhas me fizeram refletir sobre minha vida literária, pois até então, quando eu era uma colegial, tempo era o que eu tinha de sobra para ler e manter metas e atingi-las e dobrá-las e eu me sentia o máximo por ser uma leitora tão voraz. Postava semanalmente resenhas e até alguns vídeos e tags. Isso mudou depois que comecei o superior, pois tinha que me concentrar nas aulas e materiais da faculdade. Eu não achei ruim, pois estava adquirindo conhecimento em uma área que até então era um novo mundo para mim. Mudou também pois, eu vi que para ser uma boa leitora eu não precisava mostrar ao mundo a minha rotina de leitura.

Porém alguns amigos leitores, até mesmo conhecidos, me questionaram por não postar tanto sobre leituras e não manter minha estante no Skoob atualizada, e eu não fiquei tão surpresa pois na época eu tinha deixado de ser beta¹ de diversos autores do Wattpad², assim todos eles sentiam minha falta nesse universo literário. No fundo eu sabia que algumas pessoas desaprovaram meu desinteresse pelo universo web literário, mas se eu não postasse minhas leituras ninguém saberia que eu amava ler.

O que te faz um leitor?

Depois dessa onda de blogs literários, diversos leitores apareceram para aumentar esse universo web. Eu super apoio pois esses blogs já incentivaram muito a leitura. Entretanto, se eu não ler, assistir, escrever e seguir esses conteúdos, me faz menos leitor? 

Leila, quer dizer que você não gosta de conteúdo WEB literário?

Claro que eu gosto,porém hoje não me sinto na obrigação de estar vivendo inteiramente nele, como eu queria fazer antigamente.
Eu adoro canais de livros e blogs que têm dicas e curiosidades sobre vida literária.

Enfim, o que essa doida de pedra quis dizer com tudo isso?

Por fim eu entendi que eu até forçava a barra comigo mesma, me forçando a ler, estar atualizada com o mundo literário, fazer parcerias e no fim nem era tão divertido como hoje que eu leio sem pressão.

Portanto meu filho, Leia!
Leia King, Rowling, Kinsella, Meyer, rótulos das marcas, notas de rodapé, faixa de declaração de amor pendurada na casa da maria, ai...enfim, leia.
Sem pressão, por diversão (como diz a nossa querida Fabi) e para levar a sua mente a outra dimensão, afinal é isso que os livros proporcionam.


Dá um salve, Leila!

¹Beta= Aquele que recebe a versão crua do livro para dar sugestões ao autor, e apontar os erros.

²Wattpad= Rede social para autores desconhecidos publicarem seus originais na plataforma permitindo assim que outros usuários leiam, comentem e votem na historia.

Me contem experiências com a leitura x internet.
Aguardo comentários, Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário