"Toda memória de um homem é sua literatura particular"

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Clássicos para iniciantes

Olá Leitores,






Minha postagem de hoje será um pouco diferente. Sempre amei ler clássicos da literatura, desde a escola, quando lia por obrigação. Para o vestibular, por exemplo, já amei "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, mas hoje eu vim fazer diferente, queria trazer algumas indicações para quem ainda está pegando o gosto pelos clássicos, algo que geralmente não é a lista obrigatória dos vestibulares, mas que pode te tornar um amante desse tipo de literatura, assim como eu.

 
                                 
1 - O lado fatal - Lya Luft

O primeiro livro que eu gostaria de indicar nessa lista é O lado Fatal da Lya Luft (fiz a lista por ordem de leitura). Li o livro no ano passado, nunca tinha lido nada da autora e por enquanto esse continua sendo o único, mas eu recomendo para quem quer iniciar, primeiro por ser contado em forma de poemas, o que torna a leitura mais compreensível na minha opinião, e segundo, por eu ter gostado da leitura, é claro.

A história retrata o sentimento do ser humano após a morte daqueles que ama, assim como a dor que surge após esse fato. No caso, a autora retrata tudo o que viveu após a  morte de seu marido em forma de poemas, que refletem no leitor sua dor, e faz com que ele reflita bastante sobre os sentimentos que o ser humano é capaz de ter. Isso é só uma breve explicação do enredo, mas vale muito a pena ler porque você vai  sentir junto com a Lya o que ela passou nesses momentos da vida dela e refletir muito também, mas, preparem os lenços que será uma história emocionante rs.                               

                                        

                                                                                   

2 - O morro dos ventos uivantes - Émily Bronte





Já falei dele por aqui nos favoritos de janeiro, se lembram? Mas acho que vale falar novamente, pois além da história ser um amor, ele é um livro ótimo para quem quer iniciar os clássicos, porque é uma história de romance fácil de compreender, apesar de ter um português um pouco mais antigo, mas nada impossível. O enredo maravilhoso fará você nem perceber a dificuldade, mas não vou contar sobre a história porque já falei dele aqui e vocês podem ler a sinopse também, só deixo aqui a minha indicação.







                                                           
                                                       
                                                             

                                                       
  3 - O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde




Outro livro dessa lista seria o retrato de Dorian Gray. Não tem como não se apaixonar, você vai rir, aprender e filosofar junto com os personagens. O livro retrata muito a época que Wilde viveu e é bastante politizado, mas muito interessante a leitura, com certeza, trará aprendizados e fará você se introduzir aos clássicos, além disso, vai virar um amante do Oscar Wilde, mal tinha terminado o livro e comprei um conto do autor. Nos próximos capítulos haverá resenha dele então vou parar por aqui.











4- A morte de Ivan Ilitch - Leon Tolstoi



Nada melhor que um conto para introduzir alguém à leitura, inclusive a dos clássicos. Esse conto vai fazer com que qualquer um se apaixone pelos clássicos e pela literatura russa também, literatura um pouco diferente mas muito boa, só não tentar pronunciar nem decorar os nomes rs. O livro trata a respeito da morte de um juiz e seus impactos, tanto na vida dos seus colegas de trabalho quanto de sua família, e reflete muito sobre ser feliz e fazer as coisas que tem vontade durante a vida. Leitura bastante filosófica sobre a vida e a morte e super intrigante, além de ser um livro curtinho que você irá ler em poucos dias.





São esses os livros que tenho para indicar nessa lista, e vocês? Já leram algum? Tem mais algum para acrescentar nesta lista? Comentem para interagirmos um pouco mais.

Até a próxima,
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário