"Toda memória de um homem é sua literatura particular"

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Resenha: O Retrato de Dorian Gray

Olá Leitores,




Agora é a Ju rs, lembram que na minha última postagem sobre os clássicos indiquei esse livro? Mas eu não me contive e quis fazer uma resenha mais detalhada dele porque a leitura foi maravilhosa.

O livro conta a História de Dorian Gray, um jovem, que é modelo de um pintor chamado Basil. Um dia, Basil decide fazer um retrato de Dorian e presenteá-lo com o quadro, mas quando Harry vê seu retrato, apaixona-se por si mesmo, pela sua beleza, desejando nunca mais envelhecer e ser sempre jovem. Em cima desse tema se desenvolve a história, trazendo um conteúdo bastante reflexivo a respeito da Beleza, além disso, como já devo ter falado no outro post, ele tem um conteúdo histórico bem grande, por causa de um personagem chamado Henry que era um aristocrata.

O livro tem uma linguagem um pouco mais difícil e a questão de ser embasado em um momento muito histórico, fazem com que a leitura precise de um pouco mais de atenção para sua compreensão, mas a história é tão boa que vale a pena. Você vai se divertir com o Henry, gente adorei ele! Ele é engraçado demais, filosofa muito! Marquei muiiitas frases do livro só por causa dele.

Pelo momento histórico em que o enredo se passa e até pelo momento que Oscar Wilde viveu, o romance tem uma visão um pouco negativa da mulher, mais ou menos no sentido de que ela serve para cuidar da casa, dos filhos, para procriar e satisfazer as vontades do homem, coisa que hoje o cenário é diferente, ainda bem né? rs. Isso fica bem claro na visão de Henry, quando trata de namoro e casamento e a figura de uma namorada que Dorian vai ter ao longo da história.

Por fim, não queria contar mais sobre o livro porque acho que a experiência melhor é ler, assim você vai viver a história junto com as personagens e refletir bastante sobre até que ponto as pessoas chegam por aparências e a beleza exterior. Garanto que Dorian gostaria de ter aprendido a lição dele antes de ver as consequências de suas atitudes e é muito legal como o quadro retrata isso mais para o final, não vou explicar mais, porque se não vou dar spoiler rs.

Até a próxima,

Ju.

Livro: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Abril

"... As pessoas comuns costumavam esperar para que a vida lhes exibisse o próprio segredo; para a minoria, porém, para os eleitos, os mistérios da vida eram revelados antes mesmo que o véu fosse afastado...''.




2 comentários:

  1. Menina, é uma vergonha, mas ainda não li esse livro, mas vou precisar ler, pq...que Dorian egocêntrico! :D
    Obrigada pela resenha, querida!
    Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Fabi ele é egocêntrico mesmo mas o livro mostra que isso não é bom você vai gostar.

      Excluir