terça-feira, 28 de agosto de 2018

Netiqueta



Olá!, povo que lê!

Resultado de imagem para linguagem internet



Sempre venho falar sobre Literatura, e o Língua, do título do nosso blog, acaba ficando de escanteio, largado num cantinho da tela. Então hoje resolvi falar um pouco sobre uma linguagem universal, que é a internetês, mais especificamente, eu queria falar hoje sobre NETIQUETA.




A grande maioria da população hoje em dia, principalmente dos grandes centros urbanos, voltou a se comunicar através da escrita. Ok, as cartas com envelope e selo saíram de moda, mas o whatsapp chegou pra arrebentar a boca do balão (isso porque antes dele já tínhamos os chats de bate-papo, o ICQ, o messenger, o Orkut, Facebook, Instagran, Pinterest... aff, é rede social que não acaba mais...).
Todo mundo agora está lendo e escrevendo o tempo todo! É até bonito de ver!

Daí você, que é um escritor/leitor raiz, vai me dizer "FABIANA, ESSE POVO NÃO SABE MAIS ESCREVER, ELES ESCREVEM TUDO ERRADO, CHEIO DE GÍRIAS, ABREVIAÇÕES E AS PALAVRAS DÃO LUGAR A DESENHOS! ESTAMOS VOLTANDO AOS TEMPOS DA LINGUAGEM RUPESTRE!"

Calma, minha gente, em primeiro lugar, pare de gritar! Sim, você sabia que usar letras maiúscula em demasiado, na internet, é sinal de que você está gritando? Pois então, se acalme!

As cartas saíram de moda porque não são rápidas. Hoje em dia vivemos nos tempos do imediatismo. Tudo tem que ser pra ontem, e a comunicação não poderia ser diferente. Portanto, a comunicação virtual tem que acontecer de forma rápida e objetiva, mas isso pode trazer grandes transtornos de interpretação, e é nesse momento que se criou a Netiqueta, que nada mais é do que, não apenas um conjunto de boas maneiras de comunicação, como também um código criado para as comunicações on-line.

Gente, quem mamãe ensinou boas maneiras, não terá dificuldades em seguir a grande maioria das regras da Netiqueta, afinal, educação realmente vem de berço, né, benzinho? Portanto, seguem as regrinhas básicas:

1. Ter paciência ao aguardar a resposta de seu interlocutor assim como prestar atenção no assunto para evitar repetições, é o básico da comunicação.

2. Não usar palavras de baixo calão, gírias ou regionalismos (principalmente quando pouco se conhece o interlocutor ou há algum tipo de hierarquia na comunicação) é algo que mamãe me ensinou que é feio fazer.

3. Mamãe também sempre me disse pra não brigar com os outros, principalmente em público. Pare de dar ibope negativo, chame a pessoa no PV (privado) e converse em particular com ela.

4. Gente, compartilhar fofoca também é feiura, parem de ficar repassando propaganda, spam, corrente e fake news (confiram as fontes antes, quem vai ficar com cara de maria-fifi é você).

5. Não se esqueçam que plágio e pirataria é crime. Portanto, verifique os direitos autorais antes de compartilhar algo ilícito que pode te levar a maus lençóis.

6. Ao mandar arquivos, verifique se o formato que você está enviando é compatível com os programas de leitura que seu interlocutor tem. Sem acesso aos arquivos, não há comunicação.

7. Tia Marilu foi minha professora do pré, e aos seis anos ela já me ensinava como revisar minha escrita. Povo, não é só porque você está na frente de uma tela que você não vai revisar aquilo que escreveu. Depois fica aí, todo feio, colocando a culpa no corretor ortográfico... sei, sei, sei...

8. Cuidado com o tom que você usa em suas mensagens para não ser mal interpretado. Nem sempre o que você acha engraçado, os outros também acham.

9. Pare de querer ser o centro das atenções e ficar mudando de assunto do grupo!

10. Falando em assunto, seja sempre bem objetivo, colocando títulos curtos e sucintos. Quanto mais fluidez, melhor.

11. Dica pra vida, gente: vamos buscar o equilíbrio. Pode usar emoticon e abreviaturas sim, claro, mas nada que fique impossível de seu interlocutor entender, né? E mais, cuidado com as hierarquias, deixe esses símbolos para falar com pessoas mais próximas do círculo de amizade.

Tá vendo, povo, fácil, né? Tenho certeza que todos vocês já usam todas as dica acima. Eu tenho cada causo sobre comunicação com internetês... Mas isso é assunto pra outro dia!

Falando nisso,se você ainda não segue, siga os instagrans das blogueiras e do Língua e Literatura!

@linguaeliteratura_
@fabipsanchez78
@leilabookcook
@literandoo
@tworeadergirls

Bjks e Boas Leituras


Nenhum comentário:

Postar um comentário