terça-feira, 25 de setembro de 2018

A literatura independente | Por Leila Jacob


Olá pessoal, tudo bem?

Resultado de imagem para gif ebooks

O mercado editorial no Brasil nunca foi fácil, mas os autores independentes não desistem e nem se abalam. Temos hoje muitas opções para publicar um livro e também muitas estratégias de divulgação.
É só ter internet e muita persistência que, se seu trabalho for bom e tiver público, vai render bons frutos.

Resultado de imagem para wattpad


Hoje em dia temos várias plataformas para autopublicação digital, uma das mais conhecidas é o Wattpad, empresa canadense que tem seu serviço gratuito para seus usuários. O procedimento é muito simples: o usuário cria uma conta, publica sua historia e compartilha com os amigos e todas as pessoas que usam o serviço, podendo receber comentários e curtidas nos capítulos postados.

Tem exemplos de autores que ficaram conhecidos por publicar no wattpad:

Beth Reekles, autora de “A barraca do beijo”, depois de um sucesso estrondoso na Wattpad EUA, Beth vendeu os direitos da historias para a Netflix, podendo haver uma sequencia para as telas, já que ela publicou uma trilogia.

Resultado de imagem para beth reekles


Anna Todd autora de “After”, uma fanfiction da boy band “One direction”, fez sucesso no mundo todo com a série de livros, chegou a ser considerada o maior fenômeno literário dessa geração. Chega a ser boba esta afirmação, porém Anna Todd é a autora mais lida do Wattpad.

Resultado de imagem para anna todd

Mas e os autores nacionais, tem chance sem morar nos EUA?

Resultado de imagem para becca mackenzie
Becca Mackenzie umas das embaixadoras do Wattpad Brasil.




Claro que sim, porém é muito difícil. Muitos lançam seus livros com gráficas que se intitulam “Editoras”, chegando a gastar horrores para ter os livros físicos em mãos e não têm o retorno desejado, ou seja, tem que rebolar muito.

Hoje temos a Amazon facilitando a autopublicação, mesmo assim, para ser conhecido é preciso um trabalho de divulgação, revisão, arte, etc.

Editoras independentes estão também tentando seu lugar no mundo, e acredite, o trabalho dessas pequenas empresas é muito minucioso, sempre vamos encontrar tesouros nesse meio, até mesmo se o autor pagar, já que buscam um bom conteúdo para serem reconhecidas.

Indicando:

Não sou uma critica literária, mas uma boa leitora, e já encontrei tesouros no Wattpad e vou deixar alguns títulos que estão publicados lá. Vale a pena conferir, é de graça e ainda apoia os autores independentes.

Lista de historias:

*Sem Medidas – Aline Cibele
*Meu armário de cerejeira – C. Caraciolo
*Cobiça – Dario Nero
*O que me dizem os provérbios de Salomão?- Lidayana Maia
*Os Diferenciados – Luciano Soares
*Rumo ao Paraguai – Paulo Machado
*Papo de Escritor – Becca Mackenzie

Se você está escrevendo e quer se destacar, não desista, por mais que seja difícil, esses autores conseguiram destaques numa plataforma gratuita, alguns sendo até chamados por editoras. O mercado digital é um caminho mais fácil e anda crescendo com a Amazon.
As portas das tradicionais não se abrem, porém o moderno chegou.

2 comentários:

  1. Olá, Leila!

    Que boa ideia divulgar os livros independentes e uma plataforma boa para livros.
    O post está muito bom e vou conferir os livros indicados.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira sim, você vai amar!
      Obrigado pela sua participação 😉😄

      Excluir