Como eu havia dito no começo do semestre aqui no blog, fiz muitos planos de aula para estimular os alunos a escreverem e lerem mais, e no ia 19 de outubro, houve a primeira culminância: a finalização do Projeto Currículo.
O projeto foi realizado através das seguintes etapas:
1. Proposta de parceria com a empresa SatControl para que o RH da mesma analisasse alguns currículos de alunos para uma vaga de estagiário fictícia e que ao final de todo o processo, a empresa fizesse uma palestra aos alunos sobre a importância de ler e escrever bem para conquistar espaço no mercado de trabalho.
2. Foi proposto aos alunos que fizessem um currículo para a SatControl pleiteando uma vaga para estagiário. Não dei mais informações além dessas.
4. Apresentação e explanação de um currículo real.
5. Comparação com o currículo em estudo e o currículo dos alunos, fazendo com que os mesmos consigam avaliar aquilo que fosse necessário corrigir.
6. Reelaboração dos currículos.
7. Correção dos textos e escolha dos melhores para envio à empresa.
8. Análise dos currículos pelo RH da SatControl.
9. Dia da entrevista. Todos os alunos que tiveram seus currículos enviados (um total de 6 alunos), foram chamados para fazer uma entrevista real na empresa que consistiu num teste matemático, a formulação de uma redação, uma entrevista oral, um teste de conhecimentos de informática e específicos.
10. No dia 19 de outubro o RH da empresa veio até à escola fazer uma palestra para todos os alunos, falando sobre a importância dos estudos para se destacar em âmbito profissional, estimulando a garotada a levar os ensinamentos escolares a sério e aproveitar para parabenizar e presentear as duas alunas que se sobressaíram na entrevista. Além disso também foi feito um teste rápido de atenção e raciocínio entre os alunos, que participaram com entusiasmo.
Conclusões: No início muitos alunos nem se interessaram pelo projeto, nem escreveram o currículo, mesmo sabendo que valeria uma nota para o bimestre, outros fizeram de qualquer jeito só para entregar; mas conforme o projeto ia se desenvolvendo, os alunos iam sendo tocados: alguns ficaram arrependidos de não terem participado, outros ficaram com "dor de cotovelo", outros ficaram bravos, outros decepcionados consigo mesmos por não terem sido escolhidos e outros empolgados para os próximos projetos, ou seja, de alguma forma, a maioria dos alunos foram tocados, e era esse o objeto. A ideia era fazer com que eles percebessem que o ler, o escrever, o ir em busca do conhecimento, o se autoavaliar é algo que tem fazer parte do cotidiano, não para adquirir notas escolares, mas sim para conseguir êxito na vida.
Agradecimentos: Obrigada à minha diretora Andrea que sempre me apoia em minhas ideias malucas, e a empresa SatControl em especial ao João, a Alexsandra, ao Denner, ao Fabrício e a Rita que abraçou a causa tão simpaticamente!
Espero que o projeto inspire e traga novas ideias!
Boas Leituras!
Aprendizagem significativa é isso. Parabéns!!! O resultado do seu trabalho mobilizou muitos alunos, inclusive os meus. Muito obrigada!
ResponderExcluirOi, Ju!!!
ExcluirDeixa só eu esclarecer uma coisa pro povo que acompanha o blog: a Judite Junho, além de minha colega de Língua Portuguesa na escola onde lecionamos, também é coordenadora da EE Elza Peçanha e tutora do curso de formação de professores do município de Piracaia, o qual eu frequento (olha Ju, como ficou comprido o sobrenome ;) ) , ou seja, super parceirona, e aprendo muito com ela.
A ideia desse projeto era realmente que a criançada se mobilizasse, mas não vale, Dona Judite, pois eu ia te apresentar na quinta-feira que vem, exatamente esta página como culminância do projeto para o curso de formação! Agora perdeu a surpresa! Essa internet, viu....
Bjks e Boas Leituras!