Hoje resolvi trazer um texto que fiz para um festival literário que teve ano passado aqui em Piracaia comemorando seu aniversário de 200 anos. O tema era "Piracaia em 200 palavras" onde a proposta era fazer um texto de gênero livre que falasse sobre a cidade que tivesse, no máximo, 200 palavras. Consegui expor toda a emoção que sinto por esse lugarzinho no mapa do meu coração em 195 palavras. Espero que gostem!
Há coisas que não se contam.
Os homens têm a desesperada necessidade de registrar, contar, tentar domar a história, as sensações, as emoções. Para isso estudam e pensam sobre matemática; gramática; informática; psicologia; sociologia; filosofia e tantas outras caixinhas racionais que existem por aí rimando as ideias.
Mas...
Existe uma cidadezinha entre as montanhas mantiqueirais que me fez querer mais. Mais do que a simples soma de 190 mais 10. Uma cidadezinha que me ensinou a sentir o conhecimento:
Olhar o horizonte curvilíneo, alto e entender seus diferentes tons de verdes, em seus diferentes pontos de luz durante o dia, o mês, as estações, o ano...
Ouvir meu coração pulsar no ritmo da água que corre sobre as pedras do riacho...
Distinguir a diferença auditiva de uma maritaca, um tucano, um sabiá...
Descobrir que a terra é o que sustenta meus pés e minha boca, com seus frutos, folhas, caules e raízes, mas que também é o berço que me espera para o retorno do que não encontro...
E, principalmente, esta cidadezinha me ensinou a amar: amar ao outro, amar meus frutos, amar a mim mesma e amar além do além.
Piracaia é sensivelmente incontável.
E você, onde é o lugar especial no mapa do seu coração?
Bjks e Boas Leituras!
Fabi
Que lindo, Piracaia já é um lugar especial no mapa do meu coração.
ResponderExcluirBeijão!