Há 111 anos, Machado de Assis nos deixava.
29 de Setembro de 1908 foi o dia em que esse importante escritor, jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e de literatura, fundador da Academia Brasileira de Letras e incansável produtor de obras literárias partiu da vida terrena para entrar para a história da literatura brasileira.
Nascido em uma chácara no bairro do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839, lá passou sua infância e adolescência.
Era filho de Francisco José de Assis, um pintor de paredes, e da imigrante açoriana Maria Leopoldina.
Ainda menino, perdeu sua mãe e a única irmã. Seu pai se casou novamente e Machado foi criado por sua madrasta, Maria Inês.
Fez seus primeiros estudos em uma escola pública de São Cristóvão.
Tinha 12 anos quando perdeu seu pai. Teve que começar a trabalhar cedo e para ajudar nas despesas da casa vendeu balas e doces.
Interessou-se pelo estudo de línguas e aprendeu francês e inglês.
Em busca de um emprego, com 15 anos entrou como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, sob a direção do escritor Manuel Antônio de Almeida, que o encorajou a escrever e a partir daí, em idade precoce, deu-se início a sua jornada de excelentes obras que ajudaram a colocar a literatura brasileira em seu lugar de destaque.
E para prestarmos uma respeitável homenagem, nós quatro, colunistas do Língua e Literatura, iremos dedicar nossas postagens do mês de Outubro a esse escritor completo, que conseguiu, por unanimidade, unir pessoas com gostos distintos em torno de suas obras.
Seja o seu gosto o romantismo ou o realismo, dois gêneros pelos quais transitou nosso querido escritor, é quase certo que você achará algo de Machado de Assis que te faça ter satisfação em ler e refletir.
Acompanhe no próximo mês, todas as semanas, uma postagem nova sobre esse gênio da nossa literatura.
@tworeadergirls
@fabipsanchez78
@cristianeolis78
@culinariaehorta
@leilabookcook
Quem dera pessoas geniais como Machado pudessem ter seus clones póstumos.
ResponderExcluirEsse mês vai ser lindo com tanto Machado no blog!!!
ResponderExcluir