quinta-feira, 2 de abril de 2020

Dia internacional do livro infantil - por Cristiane Oliveira

Olá, pessoas queridas!
Hoje é o dia internacional do livro infantil!
E os livros infantis também têm seus clássicos!
Muitos escritores brasileiros dedicaram suas vidas à literatura infantil e outros, consagrados por seus escritos para adultos, também têm obras incríveis neste nicho tão importante.
A minha disciplina e interesse por querer aprender mais teve uma ajuda enorme da literatura infantil.



Obviamente, comecei com aqueles clássicos imortais: chapeuzinho vermelho, os três porquinhos, o sítio do pica-pau amarelo… 
Devo muito de meu desempenho como leitora e produtora de textos aos importantes clássicos que me instigaram em minha infância. 
Mais do que entreter e colaborar com o desenvolvimento infantil, a literatura tem o poder de inspirar.
A participação de pais e responsáveis no acompanhamento das leituras dos pequenos é primordial.
O mundo infantil é bem particular: crianças fantasiam, possuem um poder de criação enorme e adoram dar vazão às emoções.
Os clássicos contos de fadas e os super-heróis com seus poderes incríveis tem seu papel e seu lugar no coração da criançada, porém, ao preparar este artigo, me lembrei de uma coleção de livros que falam de personagens reais e inspiradores!
Dentre eles estão Frida Kahlo, Violeta Parra e Clarice Lispector. O nome da coleção é Coleção Antiprincesas. 



É sempre bom fazer um mix de fantasia, para continuarmos crendo na beleza da vida, mas contar histórias reais e prepará-los para terem um olhar além do mundo encantado.
E eu fiquei muito feliz quando vi que a coleção fala de mulheres incríveis. 
E foi pensando na importância de trazer para o universo infantil histórias de pessoas que marcaram época que a Coleção Antiprincesas, da Editora Sur Livro, foi além dos Contos de Fadas e conta sobre a vida e a obra de mulheres latino-americanas fortes, talentosas, inspiradoras, corajosas e reais, que não se conformaram em fazer o que esperavam delas e mostraram ao mundo para que vieram.
A coleção vem em versões em português e espanhol. Traz ilustrações cheias de cores, caráter biográfico e dicas de atividades e jogos ao final.
As obras são ideais para aproveitar em sala de aula ou em família.
De forma leve e lúdica, meninos e meninas vão se inspirar conhecendo a história da pintora mexicana Frida Kahlo, da cantora e compositora chilena Violeta Parra e da escritora brasileira Clarice Lispector.
Há também outra coleção ótima, escrita por Anna Membrino e com ilustrações de Fatti Burke, que leva o nome de I look up to e traz como destaques histórias sobre Malala Youzafsai, Michelle Obama, Ruth Bader Ginsburg dentre outras representantes femininas da atualidade. 



Ótimo dia internacional do livro infantil para todos e procurem se inspirar e inspirar gerações de pequenos leitores! 
Conte para nós o que vocês tem lido com seus pimpolhos. 
Até a próxima!


Cris





Siga-nos no Instagram

@fabipsanchez78

@tworeadergirls

@cristianeolis78

@culinariaehorta

@leilabookcook 











Nenhum comentário:

Postar um comentário